Filosofia

Libras

Graduação - 2025.1

Sandro Figueira

Discente lattes

Talita Bet Alves

Docente lattes

Apresentação Geral da Disciplina

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Conteúdo Programático

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Bibliografia

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Cronograma

Data Evento Tipo Assunto

Leituras

Gesser, Audrei. Libras? Que língua é essa?

Apresentação de Conteúdo em Libras - dia o 25/06

Condições de conclusão
Aberto: terça-feira, 20 mai. 2025, 23:59
Vencimento: quarta-feira, 25 jun. 2025, 23:59

Nesta tarefa final, você deverá escolher um tema relacionado ao seu curso e elaborar um conteúdo em Libras para apresentá-lo presencialmente em sala de aula. A apresentação deverá ser pensada como uma aula para um aluno surdo, uma orientação para um paciente surdo ou um atendimento a um cliente surdo, dependendo da sua futura profissão.

Para realizar esta tarefa, você deverá seguir os critérios abaixo:
Escolha de Tema: Escolha um tema simples e relevante ao seu curso, que possa ser apresentado de forma clara em Libras.
Estrutura e Clareza do Conteúdo: Elabore uma apresentação organizada e compreensível em Libras. O uso adequado da Língua de Sinais será avaliado de 0 a 8 pontos, focando na clareza da comunicação e na apresentação básica. Utilize o que aprendeu ao longo da disciplina para fazer uma apresentação acessível e compreensível ao público.
Materiais de Apoio e Recursos Visuais: Utilize materiais visuais que auxiliem na compreensão do conteúdo. (1 ponto) Tempo Mínimo de Apresentação: A apresentação deve ter, no mínimo, 5 minutos. Apresentações com tempo inferior a este não serão avaliadas. (1 ponto)

Data de Apresentação: 25 de Junho

Observação: Ao preparar o conteúdo, você terá a oportunidade de explorar e apresentar novos vocabulários relacionados ao seu tema. Caso tenha dúvidas sobre algum sinal ou vocabulário específico, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo. Esse apoio estará disponível para ajudar você a enriquecer seu vocabulário e garantir uma apresentação mais completa.

Bom trabalho!

Tarefa:"Seu nome é Jonas"

Assista o filme "Seu nome é Jonas".
Escreva uma reflexão em português sobre o filme, abordando temas como inclusão, preconceito, língua e cultura surda, entre outros.
Grave um vídeo apresentando sinais em American Sign Language (ASL) que tenha aprendido ou observado no filme. Inclua no vídeo a cena ou momento em que os sinais aparecem e explique o contexto em que foram utilizados. Lembre-se de incluir os 15 sinais (Americana/Brasil) que foram explicados na aula.
Escrever sua reflexão e incluir o vídeo diretamente no texto online da tarefa.
Lembre-se de mencionar quais sinais aprendeu ou observou no filme e o que achou do uso de língua de sinais na obra.

Reflexão sobre o filme

Quanto a mensagem central, por assim dizer humanista e de cidadania, em consonância com o livro de Audrei Gesser, Libras? Que língua é essa? o filme nos revela uma realidade que muito facilmente escapa à consciência das pessoas, a saber, que houve na história, não apenas uma falta de acessibilidade e inclusão, mas uma verdadeira cultura preconceituosa de apagamento do uso da lingua de sinais. Essa é uma questão importante, pois não basta pensar em inclusão, mas é necessario compreender e lutar verdadeiramente contra o preconceito.

Agora, quanto à questão da própria língua é interessante notar que o filme de saída já põe em notoriedade uma questão muitas vezes estigmatizada que é a capacidade cognitiva dos surdos. Em um trecho importante é questionado como Jonas consegue pensar se ele "não conhece nenhuma palavra", reduzindo assim o pensamento à palavra. essa é uma questão importante para a educação inclusiva. Neste sentido fica claro que, uma vez capacitado à comunicação pela língua de sinais Jonas se mostrou uma criança altamente capaz de pensar, compreender e se relacionar com o mundo. Neste ponto, emocionante o momento em que Jonas entrega o casco da tartaruga para sua avó questionando sobre se seu avô estava morto. Nisto o filme é impactante ao retratar a capacidade de abstração cognitiva de Jonas.

Ressalta-se que o papel da comunidade é importântíssimo no desenvolvimento e florecimento da criança surda. Encerrada em um ambiente no qual a repressão era praticada vivia impossibilitado de se expressar e de se desenvolver. Uma vez que, passou a partilhar de convívio com outras crianças surdas sua realidade mudou. É importante frisar uma fala da diretora da escola que tentava oralizar jonas, a saber, que ele poderia "falhar" que havia crianças que falhavam. Neste passo papel crucial da mãe de Jonas em romper com o ciclo de ignorância e olhar para seu filho buscando meior para melhor se relacionar com ele.

Por derradeiro, cumpre ressatar que o filme é rico em implicações sociais que a surdez traz, e melhor dizendo, o preconceito, a falta de inclusão e o estigma produzem na sociedade. Acredita-se que o potencial de conscientização para a realidade dos surdos é imenso, entretanto, inevitável perceber que seu verdadeiro poder vai além, o da conscientização da nossa próproia condição humana e da necessidade que temos em quanto coletividade de buscar meios de nos relacionar-mos de maneira mais inclusiva e respeitosa.

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Notas de Rodapé

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Avaliações

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Texto Final

Notas Gerais