Graduação - 2025.1
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| Data | Evento | Tipo | Assunto |
|---|---|---|---|
| 28/05 | 04/06 | 11/06 | 18/06 | 25/06 | 02/07 | 09/07 |
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| Preparação PCC | Preparação | Seminário | Aulas Simuladas | Aulas Simuladas | Aulas Simuladas | Prova Recuperação |
O ensino ocorria no contexto da educação da Ordem dos Jesuítas Colégio da Bahia - primeiro curso em
1572.
Ratio Studiorum - 1599.
Escolástica.
Educação clássica, humanista.
Formação de
homens letrados, eruditos.
Reforma pombalina (1759) - Aulas régias (de Filosofia em 1774 - São João
del Rei e em 1776 no Rio de Janeiro); ensino mútuo (1808)
Criação da imprensa Tégia, biblioteca nacional, escolas superiores.
Faculdades e Direito (1827) -
São Paulo - Recife.
Colégio Pedro II, criado em 1837 - Filosofia em 1838.
Presneça do
ecletismo - aprocimadamente entre 1830 e 1870.
Positivismo (irá ser forte ainda na República
Velha).
Escola de Recife (Tobias Barreto, Silvio Romero, Clóvis Beviláquia).
1879 - Reforma
feira por Carlos Leôncio de Carvalho inspirada na Rev. Francesa e educação Rousseau.
1890 - Benjamin Constant - Reforma baseada nos princípios da liberdade e laicidade com influência do
positivismo - filosófica reduzida ao ensino de lógica.
1915 - Reforma de Carlos Maximiliano - da
filosofia para a ciência (facultativa).
1925 - Reforma Rocha Vaz - Cultura geral, incluiu a
Filosofia no ensino secundário.
1931 - Reforma Francisco Campos - incluiu Lógica e História da
Filosofia.
1942 - Reforma Gustavo Capanema - aumentou a presença nos Cursos Clássicos e
Científicos, mas em 1954 - Filosofia foi reduzida.
📜 Lei 4024/61 - Filosofia passa a ser complementar (64 em diante, optativa).
📜 Lei
5692/71 e Lei 7944/82 - redução de disciplinas críticas, filosofia como optativa.
Ao final do Ensino Médio, os estudantes devem "dominar os conhecimento de fisofia e de sociologia
necessários ao exercício da cidadania".
Não foi estabelecido que tais conhecimentos fossem
ministrados como conteúdos disciplinares. Formação para a cidadenia é de responsabilidade apenas da
Filosofia e Sociologia?
PL 3.178/97 - Aprovado no Senado, mas vetado pelo presidente Fernando
Henrique Cardodo em 2001. Previa a inclusão de Sociologia e Filosofia.
Resolução CEB/CNE n. 3/98
(26 de junho de 1988) - Institui as Diretrizes Curriculare Nacionais para o Ensino Médio.
Linguagens e Códigos e suas tecnologias; - Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias; - Ciências Humanos e suas tecnologias
Filosofia e Sociologia - presença transversal.
Argumentos: precariedade da formação de professores,
problemas relacionados à inclusao da disciplina nos sistemas de ensino estaduais, crítica ao modelo
disciplinar e à filosofia como disciplina.
Filosofia como disciplina - a critério de cada Estado.
Santa Catarina: LEI COMPLEMENTAR Nº 173, DE 21 DE
DEZEMBRO DE 1998.
Parecer CNE/CEB n. 15/98 - 01 de julho de 1998
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio. (Competências e habilidades a serem desenvolvidas em Filosofia).
PCN + (2002)
Lei
10,639, de 9 de Janeiro de 2003 (obrigatoriedade de Filosofia e Sociologia)
Parecer CNE/CEB
38/2006.
resolução CNE/CEB 3/98.
⚖ Mudanças de paradigma: Eixos para Orientações em Tópicos (2006)
Lei 11.645/2008 (história e cultura indígena).
Lei 11.684/2008 (obrigatoriedade da filosofia e
sociologia).
DCNEM (2012) Art. 9º "e" a Filosofia e a sociologia em todos os anos do curso.
Reforma do Ensino Médio - Lei nº 13.415/2017
BNCC - Inicialmente, previa-se a retirada da
Filosofia. em 2016 houve bastante discussão e o texto final anteve Filosofia e Sociologia na área de
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Resolução nº 2 de 30 de janeiro de 2012 - DCNEM (2012).
Entrega de provas corrigidas. (Nota 10)
Discussão sobre próximas avaliações e organização do restante do semestre.
ROTEIRO PARA A ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS:
Geral
1. Como a filosofia é apresentada? Por temas, áreas, autores, problemas, cronologicamente/historicamente?
Está contida na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas?
2. O texto do livro é descritivo, histórico, problematizador, faz relações com situações cotidianas?
3. Há alguma divisão na apresentação dos conteúdos correlacionada à opção acima?
4. O livro propõe atividades ou questões? De que tipo?
5. O livro apresenta trechos de textos filosóficos?
6. É possível perceber se há predomínio ou não de autores clássicos? Há presença de mulheres filósofas?
7. O livro aborda temas/problemas/autores contemporâneos?
8. O livro se centra em uma abordagem filosófica ou dialoga com outras áreas e/ou linguagens não
filosóficas, por exemplo, literatura, cinema, música?
9. Caso haja algo interessante na análise que não tenha sido contemplado nas questões acima, podem
acrescentar à apresentação.
Específico:
Discuta a maneira pela qual a filosofia é apresentada no livro.
Grupos:
Livro: Filosofia por toda a parteArquivo
Filosofia 360
Moderna SuperaçãoArquivo
Moderna Plus
Experiência e pensamento
FIlosofia e filosofias
Iniciação à FilosofiaArquivo
Este PCC se divide em duas etapas, realizadas individualmente:
1) Elaboração do plano de aula
2) Execução do plano por meio de aula simulada