Graduação - 2025.1
...
...
...
| Data | Evento | Tipo | Assunto |
|---|---|---|---|
Conceito de docência (perspectiva crítiva ativa e transformadora).
Educar para a vida (superar burocracias e imposições ultrapassadas).
Prática educativa contemporânea.
Professores bons, ruins e indiferentes.
Didática > ação do professor > aprendizagem do aluno.
Rubem Alves: "Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firma. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido."
Bastos (2017, p. 9): Podemos pensar uma definição para didática como sendo o entrelaçamento entre a
essência
teórica da educação escolar e a prática docente, uma 'ponte' entre a pedogogia escolar e a prática
de como
desenvolvê-la; uma integração entre o ensino e a aprendizagem.
Em suma, seria o caminho que professores e alunos percorrem juntos para alcançar a aprendizagem e o
desenvolvimento.
Relação unificada: professor > aluno > objeto de conhecimento.
Antiguidade - Medievo - Moderna
...